domingo, 5 de dezembro de 2010

A ÚNICA CERTEZA É A INCERTEZA

Diante de tantos problemas vivenciados por todos nós hoje, mais do que nunca somos cobrados de deveres no qual metade de toda população tenta cumprir de modo que esperam assim receber em troca seus devidos direitos.

A incerteza de serem recompensados como cidadãos afligi toda a população, que por si só, na maioria das vezes não são dignas de receber o que esperam.

Não precisamos chegar longe, é de extrema polemica o modo como o governo trata todos os habitantes do Brasil.

Para ganharmos nossos direitos, temos como obrigação cumprir todos os nossos deveres, certo? ERRADO. Mas deveria ser assim.

Ainda que cumpramos todos os deveres a nós depositados, corremos sim, grandes riscos de não recebermos direito algum. E fica essa a grande incerteza de um futuro menos justo e digno.

No Brasil há uma “secretaria especial dos direitos humanos”, um dos principais órgãos que cuidam desse direito no nosso país. Ele é reconhecido pelas siglas: SDH/PR, que e a secretaria dos direito humanos da presidência da república, que tem como maior objetivo implementar, promover e assegurar de todas as formas mais eficazes do nosso direito.

O que muitas pessoas não sabem é que existem sim, leis que nos revigora de nosso direito. Há milhares de leis para todos os nossos direitos, tanto ao direito a vida, a nacionalidade, ao trabalhador, etc. No dia 13 de maio de 1.996, foi feito o decreto 1.904, onde instituiu o programa nacional de direitos humanos (PNDH). Segue abaixo um site no qual você poderá se aprimorar e se conscientizar melhor de seus direitos.


http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/dh/volume%20i/sumario.htm


Claro, não podemos generalizar todo o contexto, há sim exceções, que por sinal não são poucas, mais ainda que essas exceções existam, não podemos deixar de correr atrás do que é nosso por direito.

Um exemplo nada justo, é que todos nós como verdadeiros cidadãos temos como dever ter uma boa convivência com todos aqueles que nos rodeiam e ajudam a formar a nossa sociedade. Mais como podemos ter uma boa convivência com pessoas que em muitas das vezes se julgam ser superiores por causa de sua raça, opção sexual ou até mesmo condição financeira?

Ai é que entra a desigualdade. Além de faltar respeito, também falta dignidade da parte daqueles que recebem seus direitos, não preocupando em cumprir os seus deveres em prol do resto da sociedade.

Seria extremamente justo, se cada um de nós fizesse sua parte. Cumprindo deveres, para assim de uma forma digna receber seus devidos direitos.

Hoje podemos observar que muitas pessoas correm através do que por justiça pertencem a elas. No ultimo dia 30 de novembro, belo horizonte sediou a 5ª semana dos direitos humanos - IGUAIS NA DIFERENÇA, onde tem como objetivo principal chamar a atenção de todo o público e reforçar a importância do exercício concreto e pratico da cidadania, alem de buscar a valorização das diferenças atrelada a conquista dos direitos iguais.

Enfim, no final, o que fica é a grande certeza que sempre iremos viver da incerteza, pois nunca saberemos até em que ponto o mundo será justo conosco, como tentamos ser com ele.



Mauro Gomes Augusto Junior

Thamires Fortunato Campos

201/202


Nenhum comentário:

Postar um comentário