Hoje é inevitável ser adolescente e não estar em alguma tribo urbana, pois é nela que se encontra todo o conforto e liberdade de ser o que talvez não possa ser em casa.
Apesar de algumas serem mal vistas por chamarem atenção demais e saírem do padrão que é imposto pela sociedade e pela mídia, são nelas que os adolescentes encontram pessoas que pensam e agem da mesma maneira que eles fazendo assim que de uma forma ou de outra construa uma confiança maior do que tem com os próprios pais.
Algumas décadas atrás existiam tribos por forma de protesto, porem hoje não é vista com um olhar revolucionário e sim como um semelhante, tanto ele quanto a gosto musical, quanto vestuário escolhido, quando a ideologia de vida.
Os alternativos são aqueles que não seguem um só estilo, estão sempre mudando e inovando. Com certeza você irá sempre encontrar um alternativo no meio de outras tribos urbanas, mas geralmente preferem estar se não com outros alternativos, com emos ou com quem curte um bom rock alternativo. Vestem-se do jeito que estiverem com vontade, geralmente com calças skinnys, corte de cabelos diferentes e sempre regatando o que há de melhor no retrô.
É uma geração que começou nos EUA por influencia de algumas bandas que começaram a poucos anos. O som é um rock mais pop com batidas eletrônicas e as vestimentas cabem muitas cores de uma vez só. No Brasil o movimento começou quando a banda Cine (SP) e a banda Restart (SP) começaram a usar as roupas e criar o happy rock. Os coloridos tem como principio ouvir um rock feliz, usar cores felizes e não precisar de drogas e álcool para se divertir
O emo veio do hartcore e criou sua própria tribo urbana quando as letras melódicas e a maneira de se vestir passaram a ser cada vez mais frequentes. Emo vem do emotivo, se vestem com roupas pretas e capricham na maquiagem escura nos olhos, tanto meninas quanto os meninos. O homossexualismo é comum entre essa tribo urbana, entre eles não há discriminações mas com o resto do mundo o preconceito é enorme.
Os cosplays surgiram nos países orientais onde desenhos como mangá são muito comuns. Basicamente o cosplay é um mangá real, são pessoas que são apaixonadas pelos quadrinhos e animações na televisão e acabam obtendo para si próprio as roupas e a maneira de agir dos personagens. Essa tribo urbana tem um evento justamente realizado a ela, o Anime Fest, que acontece em todas (ou quase todas) capítais do Brasil
Os mauricinhos se preocupam com a moda e se relacionam com muitas mulheres, não possuindo relacionamentos fixos.Possuem atitudes da classe media alta,procuram ser populares e ter vínculos com a elite, são estudiosos preocupando com o futuro.As patricinhas são a versão feminina dos mauricinhos . Gostam de musicas eletrônicas, excluindo musicas relacionadas a baixa sociedade, seus estilos são mais clássicos. Possuem caráter, personalidade, educação, cavalheirismo, etc
Os nerds são aqueles que são extremamente inteligentes, geralmente sofrem bullyng na escola por estarem sempre no seu canto calados vivendo em seu próprio mundo. Atualmente ser nerd não é mais ser o cara chato, quatro olhos e esquizito da turma. Hoje o nerd tem um espaço que vai além das fronteiras da sua tribo urbana apesar de passarem o dia todo jogando video game e aprendendo ingles pelos jogos de RPG, alguns estão virando alternativos e descobrindo como é a vida de um adolescente mas jamais deixarão suas raízes de nerd.
As roupas são mais conservadas com um tom de retrô, os cabelos são bem penteados e o estilo de música varia bastante.
Os hippies são um movimento de contracultura s tendo apoio de muitos países tendo um modo de vida comunitário, levando uma vida anarquista e socialista.Seus estilos de vida são nômades com relação a natureza . Não aceitavam o nacionalismo e todas as guerras,suas religiões mais praticadas são budismo e o hinduísmo com desacordo com o capitalismo e o totalitarismo, levando a acreditar que tais não tinham legitimidade.
Usam roupas de estilos diferentes com inspiração de roupas indianas, seus gostos para musica é o rock, são usuários de drogas, vivem para a sua subsistência.
Os metaleiros surgiram no final da década de 60 nas classes baixas e medias, como forma de protesto sobre todas as mudanças daquela época foram surgindo o Heavy metal que foram adquirindo suas identidades como o Iron Maiden.
Eles possuem estilos diferenciados, usam roupas pretas, cabelos compridos e grandes utensílios e acessórios como: correntes, braceletes, pulseiras, botas, etc.Seus estilos de roupas foram criados para caracterizar o seu estilo musical, usando figuras como caveiras, demônios, etc.
Os funkeiros foram surgindo em favelas, sendo hoje presente nas classes baixas e medias. Seu estilo de musica e o funk, na maioria das vezes com letras pornográficas ou relatando historias nas favelas de grandes metrópoles.Eles usam roupas curtas e dançam vulgarmente para chamar a atenção.Seus principais eventos são os chamados Bailes Funks geralmente em morros e favelas.
Os skinheads são designados por terem seu cabelo raspado, seu estilo de roupas são misturas de botas e suspensórios. A grande violência no futebol e ao habito de beber cerveja, os seus estilos de musicas são o hardcore, ska, punk rock, reggae, etc. Originado no Reino Unido e pela grande influencia rude boys jamaicanos pela pressão da mídia e infiltração do preconceito racial dentro dos skinheads (infiltração promovida por uma política deliberada do partido de extrema-direita), somada ao surgimento de uma política dentro desta cultura (tanto à esquerda quanto à direita, além do anarquismo) resultou na fragmentação em vários submovimentos rivais.
Acho td isso ridículo! Os jovens HJ EM DIA entram em tribos para chamar atenção, mas acabam fazendo isso da maneira errada e passando a impressão errada! Muitos entram porq ta na moda e n porq acreditam realmente no objetivo da tribo!Se vc parar pra analisar vai ver q certas tribos n fazem sentido algum! Muitas, como playssons/cocotas, emos, coloridos.. se tratam de tribos com conceitos fúteis e inúteis, as vezes até desrespeitosas!
ResponderExcluirNossa tudo isso?
ResponderExcluirEu só escolheria um estilo só,mas todos os da minha raça chinesa me odiarão por eu não ter gostado de pop e muito menos Emismo --' Meu estilo era metal,agora é gothic <----gothic surgiu à muitos séculos atrás antes de cristo e até hj se vestem de antiguidade....
'-'é na verdade eu gostava,ou talvez gosto até hj do estilo EMO,ja fui uma mais não usava roupas emos pq/meus pais um dia assim;brigaram cmg por falar tanto em emo,vingativa fiquei trancada no meu quarto sem falar com eles,até q/eu entrei em depressão e vi q/esse era o meu caminho.Eles conversaram cmg mais não adiantou meu nv estilo agora playsson/cocotas sei q/esse estilo é meio putão mais a vida pra mim é loka rsrs'mai de uma coisa podem ter ceteza no fundo meu coração ainda grita"preto&branco"coisa de emo>>♥<<
ResponderExcluir