domingo, 5 de dezembro de 2010

Enem, o que é pra que serve ?

Enem - criado em 1998 para avaliar os três últimos anos da educação básica no país, o Enem passou a ser usado, desde 2009, como passaporte para universidades públicas que aderissem à ideia. Este ano, foram 84 instituições, das quais 36 elegeram a seleção capitaneada pelo governo federal como sua única porta de entrada.

As provas são realizadas durante dois dias sendo sábado e domingo e tem um horário estipulado. Pessoas do ensino médio não estão automaticamente escritas, sendo assim um critério seu. Os inscritos recebem em casa o cartão de confirmação de inscrição com local, data e hora da prova. No cartão constará o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais, o formulário do questionário socioeconômico e o Manual do Inscrito do Enem. Este manual também está disponível na página eletrônica do Inep. A parte objetiva da prova é constituída por 63 questões de igual valor, avaliada numa escala de 0 a 100 pontos, gerando uma nota global que corresponde à soma dos pontos atribuídos às questões acertadas. Além disso, será atribuída uma nota, também de 0a100, a cada uma das cinco competências avaliadas.

Dependendo da faculdade em que você vai se candidatar usa-se a nota do Enem (essa informação geralmente está nos manuais do candidato). Se a instituição substituiu completamente o vestibular pelo Enem (como as participantes do SISU) você precisa fazer o Enem obrigatoriamente para se candidatar. Se você quer concorrer a bolsas do ProUni, o Enem também é obrigatório.

Além disso, há instituições (como a Universidade Estácio de Sá) que permitem escolher entre fazer o processo seletivo tradicional ou o Enem para se candidatar a uma vaga. Há ainda instituições que trocam apenas a primeira fase pelo Enem (caso da Federal de Pernambuco) e há outras que usam a nota do exame como bônus na nota final do vestibular (como foi a USP até o vestibular 2009).

Apesar de ser uma oportunidade imperdível para os vestibulandos, nos últimos 2 anos o Enem vem sendo alvo de diversas falhas, tais como: furtos, má impressão e mal elaboramento das provas. Essas falhas despertaram desconfiança e total desinteresse das pessoas para o realizamento das provas.


Para mais informações :
www.enem.inep.gov.br/

Paula Gonçalves, Larissa Caroline, Izadora Costa, Bruna Caroline
2° ano - 202

Nenhum comentário:

Postar um comentário