Fundado por Mark Zuckerberg, um ex-estudante de Harvard, em 2004, o Facebook é hoje o segundo site mais acessado do mundo (perdendo só para o Google) e é a maior rede social do planeta (com mais de 500 milhões de usuários ativos). O site possui mais de 65 bilhões de acessos mensais, lidera o ranking de acessos gerais em mais de 30 países e domina aproximadamente 50% do tráfego de redes sociais no mundo.
Mas como tudo começou? Afinal, não se torna a maior rede social do mundo da noite para dia...
Tudo começou na universidade de Harvard, Mark decidiu criar um site onde os estudantes da universidade pudessem se conectar e desenvolver seus projetos, rapidamente foi ganhando território entre as universidades dos Estados Unidos, até romper as barreiras do país e receber a integração de universidades do México, Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália e Irlanda.
O Facebook começou então a se configurar no cenário das redes sociais, com cada vez mais adeptos e aplicações desenvolvidas para aprimorar o site, recebeu uma proposta de compra de $750 milhões e recusou, sendo avaliado em $2bilhões, em 2006, a partir daí recebeu um investimento de $25 milhões e fez uma parceria com a Apple Students, até que, em 11 de setembro de 2006 foi liberado o cadastro para qualquer pessoa do mundo.
O Brasil ainda não embarcou nessa, mais o Orkut (rede social mais acessada hoje em dia no país), vem perdendo cada vez mais território devido aos crimes que ocorrem na rede (como pedofilia, racismo, difamação, entre outros) e recentemente o Facebook criou uma aplicação para procurar e importar amigos do Orkut, o que mostra interesse em se estabelecer no Brasil e Índia, principalmente, onde o Orkut é muito acessado.
A rede social tem uma política polêmica, eles chegaram a apagar inclusive fotos de mães amamentando, para que não tenham imagens obscenas em seus servidores, e a polêmica está exatamente aí, foram criados diversos grupos intitulados como “amamentação não é obscenidade” e gerou uma enorme discussão sobre o assunto que até hoje não permite imagens de amamentação.
O seu desenvolvimento é de qualidade, aplicações simples, leves, fáceis de familiarizar e que podem facilitar e/ou aprimorar sua experiência na rede social.
É um site completo, e o mais importante, em constante crescimento, e merece ser tudo que é hoje em dia e só tende a crescer cada vez mais.
Twitter
Há um ano, uma estranha palavra surgiu na boca das pessoas, como uma moda que aparece sem avisar, de um dia pro outro começaram a dizer Twitter como se fosse a palavra mais comum do mundo; Twitter, o que é isso? Twitter é um micro blog de funcionalidade simples, talvez esse seja o segredo do seu sucesso, nele você tem de dizer em 140 caracteres o que está fazendo naquele instante, e todas as pessoas que o “segue” lerão o que você escreveu e você lê o das pessoas que segue. Uma rede social simples, porém ganhou o coração do mundo, os famosos e empresas se aproveitam de tal programa para divulgarem promoções, shows e até mesmo suas localizações.
Se bem utilizado o Twitter é bem divertido, nele é possível fazer várias amizades até chegar à fama, mas será que os 140 caracteres não estão matando mais ainda a escrita dos internautas? Os chats já causavam uma preocupação aos pais quanto à escrita de seus filhos, agora podendo usar apenas 140 caracteres a coisa se complicaria mais.
O Twitter é uma rede que conquistou milhares de fãs, a grande maioria o usa para buscarem informações e se atualizarem, a outra parte é formada por formadores de opiniões e críticos, se bem utilizado o twitter pode ser uma grande fonte de informações e discussões, mas se mal usado, se torna uma simples rede de fofoca.
--------------------------
REDES SOCIAIS: ORKUT
No meio de tantas redes sociais e sites que organizam nossas vidas, desses que surgem aos montes na Web todos os dias, e nos deixam mais próximos de amigos, além de nos informar em tempo real sobre diversas notícias e acontecimentos, é bem normal pensarmos se vale à pena utilizar diversas redes sociais ao mesmo tempo. Bom, eu acredito que não é interessante usar uma rede social só para aparecer em mais uma, afinal, a idéia de rede social online é estar em comunidades e compartilhar idéias e informações.
Há muita rejeição quando se trata do Orkut, opostamente há os que aceitam e usam a ferramenta com muita satisfação, eu mesmo, conheço muitos que gostam. Brasileiros quase em geral gastam seu tempo em internet quase que integralmente dentro do Orkut; Mas porque tantas horas em uma rede já ignorada pelo mundo?
Pesquisas alegam que o brasileiro tem preferência por essa rede por vários motivos:
Preferência por Fotografia, Tecnologia, Entretenimento, Jogos, entre outros.
A alta demanda do Orkut atrai cada vez mais pessoas, e infelizmente aumentando o número de crimes virtuais, tais como: pedofilia, racismo, pornografia infantil e até tráfico de medicamentos! Tantos crimes se acumulam com a falta de privacidade que o site proporciona, gerando um grande desgosto por parte da população com poder de acesso a internet, e assim aderindo a outras redes superiores.
E assim pergunto: Porque brasileiros gostam sempre do pior?
Grupo: Diovane Gualberto [Facebook], Jorge Lucas [Twitter], Luiz Alberto [ Orkut]
O melhor de todos os trabalhos!!
ResponderExcluir